O Evangelho Segundo Mateus (Parte 1)
Mateus 1 e 2
A partir de agora, vamos começar uma sequência de estudos sobre o Evangelho de Mateus, passo a passo, vamos analisar os acontecimentos daquela época em que viveu o nosso Salvador, os seus ensinamentos durante o período em que ele esteve aqui na terra (antes da morte e ressurreição).
A História do Salvador
O nosso Salvador era judeu, pois era da tribo de Judá, e também era da descendência de Davi e nasceu em uma época em que o Império Romano dominava Jerusalém. Nesse período, Maria se achou grávida do Espírito do Criador, e José, que na ocasião ainda era noivo de Maria, pretendia abandoná-la, para não a expor a desonra pública. Mas isso não aconteceu, pois, um anjo, um mensageiro do Criador procurou José e explicou a situação para ele. Diante disso, José assumiu Maria e o bebê e não teve relações sexuais com ela até a criança nascer.
Tendo Jesus nascido, no tempo do rei Herodes (que era um rei Romano), uns magos do oriente o procuraram, querendo saber onde havia nascido o rei dos Judeus. Ouvindo isso, o rei ficou muito perturbado e procurou saber dos principais dos sacerdotes onde haveria nascer o menino. Sabendo que segundo a profecia, seria em Belém da Judeia, e combinou com os magos, que fossem lá, e retornassem para dizer a Herodes, pois ele teria a intenção de “ir adorá-lo”.
Só que diante dessa situação, depois que os magos visitaram o menino, eles tiveram uma revelação em sonho de que não voltassem para Herodes, então, eles foram por outro caminho. José, também foi visitado por anjo em sonho que mandou que eles fugissem com o menino para o Egito, pois Herodes poderia matá-lo.
Herodes, ao saber que havia sido enganado pelos magos, mandou matar todos os meninos de dois anos para baixo em Belém e todos os seus arredores, para que no meio deles o Salvador fosse morto.
Depois da morte do rei Herodes, José foi avisado em sonho mais uma vez, de que retornasse para a terra de Israel, pois já estavam mortos os que queriam matar o menino. José, não retornou a Belém, pois temia que o rei sucessor de Herodes, Arquelau, que era filho de Herodes, pudesse mata-lo. José foi para Nazaré, cumprindo a profecia que dizia, que Ele seria chamado Nazareno.
AME O CRIADOR.
AME O PRÓXIMO.
Por Verdade Anunciada