QUAL A CAUSA DA DESTRUIÇÃO DE SODOMA E GOMORRA?
“Disse mais o SENHOR: Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito, descerei agora, e verei se com efeito têm praticado segundo o seu clamor, que é vindo até mim; e se não, sabê-lo-ei.” Gênesis 18:20-21
Que tipo de maldade tão grande ocorria em Sodoma e Gomorra que levou o Eterno a destruir as cidades com fogo e enxofre? Desde que ouvimos falar nessas cidades, fomos ensinados que as mesmas tenham sido destruídas por causa de prostituição e homossexualismo. Mas será que foi essa mesma a causa da destruição dessas duas cidades? Para compreender melhor os acontecimentos, vamos fazer uma análise à luz da Bíblia.
Vamos ter noção histórica dos acontecimentos da época de acordo com o que está escrito...
A história de Abraão e seu sobrinho Ló
Depois de suas peregrinações, Abraão e seu sobrinho Ló, que sempre o acompanhava, tinham muitos animais. O gado de ambos aumentou muito e então começou a haver contendas entre os pastores do gado de Abraão e os pastores do gado de Ló. Diante disso, Abraão sugeriu a Ló que se separassem para não hajam mais brigas. Então, Ló decidiu habitar na região da campina do Jordão, que era muito propícia para sobrevivência antes da destruição das cidades, e a Escritura narra que os homens de Sodoma eram maus e grandes pecadores contra o Criador. (Passagem registrada em Gênesis 13.7-13)
Que tipo de pecado era esse? Vamos agora, analisar os fatos de acordo com a narrativa de Gênesis que relata a destuição de Sodoma:
"E vieram os dois anjos a Sodoma à tarde, e estava Ló assentado à porta de Sodoma; e vendo-os Ló, levantou-se ao seu encontro e inclinou-se com o rosto à terra; E disse: Eis agora, meus senhores, entrai, peço-vos, em casa de vosso servo, e passai nela a noite, e lavai os vossos pés; e de madrugada vos levantareis e ireis vosso caminho. E eles disseram: Não, antes na rua passaremos a noite. E porfiou com eles muito, e vieram com ele, e entraram em sua casa; e fez-lhes banquete, e cozeu bolos sem levedura, e comeram. E antes que se deitassem, cercaram a casa, os homens daquela cidade, os homens de Sodoma, desde o moço até ao velho; todo o povo de todos os bairros. E chamaram a Ló, e disseram-lhe: Onde estão os homens que a ti vieram nesta noite? Traze-os fora a nós, para que os conheçamos. Então saiu Ló a eles à porta, e fechou a porta atrás de si, e disse: Meus irmãos, rogo-vos que não façais mal; eis aqui, duas filhas tenho, que ainda não conheceram homens; fora vo-las trarei, e fareis delas como bom for aos vossos olhos; somente nada façais a estes homens, porque por isso vieram à sombra do meu telhado. Eles, porém, disseram: Sai daí. Disseram mais: Como estrangeiro este indivíduo veio aqui habitar, e quereria ser juiz em tudo? Agora te faremos mais mal a ti do que a eles. E arremessaram-se sobre o homem, sobre Ló, e aproximaram-se para arrombar a porta. Aqueles homens porém estenderam as suas mãos e fizeram entrar a Ló consigo na casa, e fecharam a porta; e feriram de cegueira os homens que estavam à porta da casa, desde o menor até ao maior, de maneira que se cansaram para achar a porta.
Então disseram aqueles homens a Ló: Tens alguém mais aqui? Teu genro, e teus filhos, e tuas filhas, e todos quantos tens nesta cidade, tira-os fora deste lugar; porque nós vamos destruir este lugar, porque o seu clamor tem aumentado diante da face do SENHOR, e o SENHOR nos enviou a destruí-lo. Então saiu Ló, e falou a seus genros, aos que haviam de tomar as suas filhas, e disse: Levantai-vos, saí deste lugar, porque o SENHOR há de destruir a cidade. Foi tido porém por zombador aos olhos de seus genros. E ao amanhecer os anjos apertaram com Ló, dizendo: Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas que aqui estão, para que não pereças na injustiça desta cidade. Ele, porém, demorava-se, e aqueles homens lhe pegaram pela mão, e pela mão de sua mulher e de suas duas filhas, sendo-lhe o SENHOR misericordioso, e tiraram-no, e puseram-no fora da cidade. E aconteceu que, tirando-os fora, disse: Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti, e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças. E Ló disse-lhe: Ora, não, meu Senhor! Eis que agora o teu servo tem achado graça aos teus olhos, e engrandeceste a tua misericórdia que a mim me fizeste, para guardar a minha alma em vida; mas eu não posso escapar no monte, para que porventura não me apanhe este mal, e eu morra. Eis que agora aquela cidade está perto, para fugir para lá, e é pequena; ora, deixe-me escapar para lá (não é pequena?), para que minha alma viva. E disse-lhe: Eis aqui, tenho-te aceitado também neste negócio, para não destruir aquela cidade, de que falaste; Apressa-te, escapa-te para ali; porque nada poderei fazer, enquanto não tiveres ali chegado. Por isso se chamou o nome da cidade Zoar.
Saiu o sol sobre a terra, quando Ló entrou em Zoar. Então o SENHOR fez chover enxofre e fogo, do SENHOR desde os céus, sobre Sodoma e Gomorra; E destruiu aquelas cidades e toda aquela campina, e todos os moradores daquelas cidades, e o que nascia da terra. E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal. E Abraão levantou-se aquela mesma manhã, de madrugada, e foi para aquele lugar onde estivera diante da face do SENHOR; E olhou para Sodoma e Gomorra e para toda a terra da campina; e viu, que a fumaça da terra subia, como a de uma fornalha.
E aconteceu que, destruindo Deus as cidades da campina, lembrou-se Deus de Abraão, e tirou a Ló do meio da destruição, derrubando aquelas cidades em que Ló habitara." Gênesis 19.1-29
Fazendo uma análise do texto de Gênesis, podemos observar que Ló agiu de hospitalidade para com os anjos, os recebeu em sua casa, deu-lhes de comer, e antes de se deitarem, foram incomodados com os homens da cidade, que queriam “Conhecer” ou seja, ter relações sexuais com os homens que adentraram a casa de Ló (segundo a narrativa, nem Ló e nem os homens de Sodoma sabiam que eram anjos pois disseram: “Onde estão os homens que a ti vieram nesta noite? Traze-os fora a nós, para que os conheçamos.”) Ló, por sua vez, suplicou aos homens de Sodoma que não os fizessem mal, e até ofereceu suas filhas virgens, para que eles fizessem o que quisessem com elas, mas não tocassem nos homens, pois, para que eles não sofressem maldade na rua, Ló os hospedou em sua casa (ou seja, “somente nada façais a estes homens, porque por isso vieram à sombra do meu telhado.”). Diante dessa conduta, Ló, que era estrangeiro, agora passou a ser o alvo da vez por parte dos homens da cidade como pode ser visto nessa passagem “Sai daí. Disseram mais: Como estrangeiro este indivíduo veio aqui habitar, e quereria ser juiz em tudo? Agora te faremos mais mal a ti do que a eles.” Foi diante dessa situação em que os anjos agiram, e por fim, tiraram Ló, sua esposa e suas filhas da cidade, para destruí-la.
Naquela região havia 5 cidades, sendo elas: Sodoma, Gomorra, Admá, Zeboim que foram destruídas, assim como está relatado em Deuteronômio 29.23: “e toda a sua terra foi abrasada com enxofre e sal, de sorte que não será semeada, e nada produzirá, nem nela crescerá erva alguma, assim como foi a destruição de Sodoma e de Gomorra, de Admá e de Zeboim, que o SENHOR destruiu na sua ira e no seu furor” além dessas quatro primeiras ainda havia Zoar, sendo que esta última foi poupada por causa de Ló como está descrito em Gênesis 19.19-22: “Eis que agora o teu servo tem achado graça aos teus olhos, e engrandeceste a tua misericórdia que a mim me fizeste, para guardar a minha alma em vida; mas eu não posso escapar no monte, para que porventura não me apanhe este mal, e eu morra. Eis que agora aquela cidade está perto, para fugir para lá, e é pequena; ora, deixe-me escapar para lá (não é pequena?), para que minha alma viva. E disse-lhe: Eis aqui, tenho-te aceitado também neste negócio, para não destruir aquela cidade, de que falaste; Apressa-te, escapa-te para ali; porque nada poderei fazer, enquanto não tiveres ali chegado. Por isso se chamou o nome da cidade Zoar.”
Diante do exposto, o ato sexual com os anjos não foi consumado, e se havia ou não práticas de prostituição ou homossexualismo nem é mencionado. Portanto não devemos acrescentar aos fatos coisas que não estão escritas. Está explícito que Sodoma, Gomorra, Admá e Zeboim foram destruídas por pecado de impiedade, ou seja falta de piedade, falta de amor ao próximo. Como diz o profeta Ezequiel:
“Eis que esta foi a iniqüidade de Sodoma, tua irmã: Soberba, fartura de pão, e abundância de ociosidade teve ela e suas filhas; mas nunca fortaleceu a mão do pobre e do necessitado. E se ensoberbeceram, e fizeram abominações diante de mim; portanto, vendo eu isto as tirei dali.”
Ezequiel 16:49-50
Está claro. Eis a causa da destruição de Sodoma e Gomorra:
INOSPITALIDADE (FALTA DE HOSPITALIDADE) – FALTA DE AMOR AO PRÓXIMO
IMPIEDADE = FALTA DE AMOR AO PRÓXIMO
“Permaneça o amor fraternal. Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, não o sabendo, hospedaram anjos.”
Hebreus 13:1-2
AME O CRIADOR.
AME O PRÓXIMO.